NASA e SpaceX firmam contrato de US$ 843 milhões para desorbitar a Estação Espacial Internacional em 2030
A NASA acaba de fechar um contrato de US$ 843 milhões com a SpaceX, empresa de Elon Musk, para o desenvolvimento de um veículo espacial que desorbitará a Estação Espacial Internacional (EEI) em 2030. Esse projeto faz parte dos esforços da agência espacial para promover avanços contínuos nas áreas científicas, educacionais e tecnológicas na órbita baixa da Terra, beneficiando a humanidade e apoiando a exploração espacial de longa distância, como as missões para a Lua e Marte.
Conforme a NASA transita para destinos espaciais comerciais mais próximos da Terra, torna-se crucial garantir a desorbitação segura e controlada da EEI após o fim de sua vida operacional em 2030. A seleção da SpaceX para desenvolver este veículo é um passo importante para assegurar que a estação espacial seja desorbitada de maneira a evitar riscos para áreas povoadas.
Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missão de Operações Espaciais na Sede da NASA em Washington, comentou sobre a decisão: “Selecionar um Veículo Deorbit dos EUA para a Estação Espacial Internacional ajudará a NASA e seus parceiros internacionais a garantir uma transição segura e responsável na órbita baixa da Terra no final das operações da estação. Esta decisão também apoia os planos da NASA para futuros destinos comerciais e permite o uso contínuo do espaço próximo à Terra. O laboratório orbital continua sendo um modelo para ciência, exploração e parcerias no espaço para o benefício de todos.